Colégio Salesiano Recife


Notícias

Boa Noite - Formatura do ABC

 

Como é do conhecimento de todos, a vida escolar é sempre marcada por mudanças de ciclos. Para ritualizar essa travessia e minimizar possíveis sentimentos de ansiedade ou medo, os 1ºs Anos participaram do “Boa Noite: Exploradores da Cultura Pernambucana”. O projeto é um rito de passagem do Infantil para o Fundamental que ajuda os alunos e familiares a enfrentarem a nova etapa de estudo com tranquilidade, segurança e independência.

Tudo começou no final da tarde de ontem (1), com a acolhida das crianças na basílica do Colégio, para a bênção, presidida pelo Padre Nonato, diretor do Salesiano. Após o momento espiritual, os estudantes despediram-se dos seus familiares e seguiram com as educadoras à Educação Infantil. A despedita foi difícil, mas para manter o nível de entusiamo das crianças no alto, uma banda, contação de histórias e oficinas voltadas para a cultura pernambucana, animaram e entusiasmaram a garotada que começava a viver a primeira noite longe de suas famílias. Entretanto, o momento mais significativo do evento foi o da dedicatória nos livros que as próprias crianças escreveram. Além disso, houve muita troca de informação com as professoras que dedicaram uma noite inteira de suas vidas aos educandos.

Na manhã deste sábado(1), todas as crianças acordaram e foram conduzidas pelas educadoras até o espaço do Ensino Fundamental I, onde foram acolhidas pela coordenadora e professoras deste nível de ensino. O momento contou com lindíssimas homenagens às crianças. professoras e auxiliares, além de apresentações dos pais de todos os alunos. Tivemos frevo, maracatu, manguebeat, bloco lírico e entusiasmo por todos os lados. Logo após, foi oferecido um saboroso café da manhã, que foi preparado especialmente para os novos estudantes e suas famílias.

Para as mães, além do momento ser ser importantíssimo para o crescimento e a autonomia dos seus filhos, deixá-los no Boa Noite é uma prova de confiança no Colégio.

A cada mudança de ciclo o aluno passa por transformações tanto psicológicas quanto fisiológicas, enfrentando os diferentes desafios da nova série. Isto inclui novas disciplinas e alterações de estrutura física e ritmo de estudo.

Parabéns a todos os envolvidos neste lindíssimo projeto.

"Bom mesmo é ser Salesiano."
"Sejam bem-vindos ao Fundamental I, garotada!"