Colégio Salesiano Recife


Notícias

#SaléSemBullying

Bom Dia especial reflete sobre o combate ao bullying.
 
Nesta sexta-feira (7), o Brasil promove, pela primeira vez, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A data marca aniversário da tragédia do Realengo, quando um ex-estudante da Escola Municipal Tasso da Silveira invadiu uma sala de aula e atirou contra as crianças, causando 11 mortes. O assassino, de 24 anos, cometeu suicídio em seguida.
 
Foi dentro desse tema tão importante, que o Bom Dia do Fundamental II e Ensino Médio começou com uma reflexão sobre o Bullying, onde coube uma manifestação contra esse tipo de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, que causa dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder. A vivência finalizou-se com a execuçao do Hino Nacional e hasteamento da bandeira. Já na Quadra Pe. Marinho, o Ensino Fundamental I fez uma apresentação voltada ao tema, com uma paródia da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga. 
 
A questão do bullying é pauta constante no trabalho da Rede Salesiana de Escolas (RSE). Dentro dessa perspectiva, o Colégio Salesiano realiza uma série de ações com todas as turmas, lançando mão de vários recursos para combater esse tipo de agressão repetitiva, que deixa marcas para o resto da vida na pessoa atingida. 
 
Estudos mostram que em 20 por cento dos casos, o praticante de bullying também é vítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. 
 
Para combater a violência na escola, o Ministério da Educação (MEC) coordena ações que visam capacitar docentes e equipes pedagógicas para promover a cidadania, empatia e o respeito, numa cultura de paz e tolerância mútua.
 
#SaléSemBullying
 
Confira a paródia utilizada na apresentação do Ensino Fundamental I.
 
BULLYING  (ASA BRANCA/Luiz Gonzaga)
Você sabe o que é bullying?
Preste atenção atenção, vou te falar
É um ato de violência
Que marca o físico e o pensar.
 
Bullying afeta muita gente
É algo chato de suportar
Meu amigo, fique na sua e
Não deixe ninguém te chatear.
 
Causa dor, decepção,
É muita judiação
Xingamento sem motivo,
Ameaça e intimidação
 
Até mesmo os mais antigos
Viveram tal situação
Que causou mágoa e depressão
Plantou angústia no coração.
 
Bote a mão na consciência
Promova a humanização
Viva em paz e harmonia
E vença a discriminação
 
"Bom mesmo é ser Salesiano."
 
Clique aqui e acesse agora o nosso álbum de fotos.