top of page

5° dica de atividade para fazer nas férias





Olimpíadas em casa


Aproveitando o momento de entusiasmo com a estreia dos Jogos Olímpicos, vamos com o mesmo embalo para fazer a nossa própria Olimpíada no conforto de casa. Além das modalidades dos jogos, as crianças podem usar a criatividade para inventar brincadeiras inspiradas nas competições, estabelecendo elas mesmas as regras do jogo.


Existem esportes que podem ser praticados pelas crianças. Basta entusiasmo e disposição. Vamos aproveitar o momento de empolgação para fazer o nosso corpo se mexer, e também o da meninada!


A Olimpíada é um bom motivo para incentivar as crianças a praticarem esportes e entenderem do que se trata o tal “espírito olímpico”, isto é, como realizar atividades de forma cooperativa pensando no coletivo.


Estimular o trabalho em equipe, a cooperação, o senso de participação, a autoconfiança, são lições que o esporte nos ensina, além da concentração e da força de não desistir facilmente das coisas que buscamos.



Sugestões de modalidades para as Olimpíadas em casa:



· Circuito de obstáculos

Essa atividade é uma das mais divertidas para se fazer dentro de casa ou no quintal, utilizando cordas, cabos de vassoura, almofadas, entre outros objetos que podem ser usados como obstáculo. Mesmo se os pequenos por aí não forem adeptos ao pular corda, apenas um fio basta para fazer essa brincadeira. Isso porque o mais importante do plano é prender as pontas em móveis que ficam de frente. Pode também ser utilizado um cabo de vassoura, eles podem ser posicionados entre dois móveis, como cadeiras, e prendidos com fita para não saírem rolando. Por não serem dobráveis como as cordas, prefira que as crianças passem por baixo da estrutura.


· Ciclismo

Difícil uma criança que não gosta de andar de bicicleta! Aproveite para andar de bicicleta com o seu filho(a) ou sobrinho(a) e, ainda, bater um bom papo com ele/ela. Escolha um trajeto tranquilo para evitar o tráfego e a poluição.


· Corrida vendada

Esse jogo muito fofo foi publicado, entre outras brincadeiras, pelo Jornal extra. Inspirado nos Jogos Paraolímpicos, a brincadeira consiste em uma corrida onde um dos integrantes fica com os olhos vendados enquanto outro tem que ajudar o colega que não pode enxergar, a chegar até o fim da corrida. Podem ser colocados obstáculos para o colega desviar-se, como cones, uma linha, um balde. A brincadeira lembra a antiga cabra-cega.


Fonte: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dez-dicas-de-brincadeiras-para-as-ferias-escolares-inspiradas-nos-jogos-olimpicos-19811193.html

56 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page