top of page

A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido


👉Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno.


👉Este é o dia em que a Igreja celebra a instituição dos grandes sacramentos da ordem e da Eucaristia. Jesus é o grande e eterno Sacerdote, mas quis precisar de ministros sagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a salvação que Ele conquistou com a Sua Morte e Ressurreição.


👉Na celebração da Ceia do Senhor, o gesto do lava-pés nos convida à humildade e ao serviço e nos lembra o mandamento novo que Cristo nos deixou. Ele proclama: "Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei."


👉Hoje, mergulhamos de modo profundo no mistério da morte e ressurreição do Senhor. Para que isso seja vivido de forma plena, se faz necessário tomarmos atitudes espirituais apropriadas. A primeira, é o recolhimento pessoal, sair de si, abandonando nossos problemas, escolhas e decisões, para nos abrirmos a uma realidade ainda misteriosa, e que será revelada pelo amor de Deus à medida que estivermos abertos à ela.


👉Façamos a leitura do Evangelho João 13,1-15


📌SUGESTÕES:


✅Acrescente no local que você organizou, uma vasilha com água e uma toalha e, se possível, repita o gesto de Jesus. Não lavando por conta do contato, mas com aspersão. Use os ramos para fazê-lo.


✅Escolher uma palavra do evangelho lido e refletir em família. Seria interessante escrevê-las e colocar sob a cruz.


✅Se desejarem, façam a partilha do momento vividos para seus grupos familiares via WhatsApp ou através das redes sociais.


✅Demonstre amor, perdão e solidariedade por alguém que está distante do seu convívio. Ligue, envie mensagens, sirva cumprindo o mandamento do amor.

149 visualizações1 comentário
bottom of page