top of page

Colégio Salesiano Sagrado Coração recebe visita da Inspetoria Salesiana Nordeste

Inspetor Pe. Francisco Inácio promove momento de partilha com professores, gestores e alunos da escola em sintonia com os valores desenvolvidos por Dom Bosco.


Anualmente, o inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste realiza visitas às comunidades e obras salesianas para acompanhar o andamento dos trabalhos e das atividades escolares, além de proporcionar momentos de integração, partilhas e de escuta.


O Colégio Salesiano Sagrado Coração recebeu nesta terça-feira (09) a visita do Inspetor Pe. Francisco Inácio e junto a ele promoveu um encontro com sua equipe pedagógica e de gestores da casa, juntamente com alguns alunos da escola, transformando este momento em um ato de troca de experiências e expectativas.


O Padre Diretor do Salesiano Recife, Eliano Queiroz, destaca a importância deste momento: “Diz o artigo 10 das Constituições Salesiana: “Dom Bosco, sob a inspiração de Deus, viveu e nos transmitiu um estilo original de vida e de ação: o espírito salesiano.” Na visita inspetorial, nosso inspetor, imbuído da caridade pastoral, permanece alguns dias conosco para recordar e reacender a chama da nossa vocação, da missão salesiana e do espírito salesiana que conduz nossas jornadas. É uma alegria partilhar uma vez por ano nossas vidas e projetos com o inspetor”.


Durante o encontro, Padre Francisco Inácio destacou a essência da Rede Salesiana e que são preservados nos dias atuais, como a presença pátio escolar, tido como um espaço sagrado onde é cultivado a liberdade dos jovens, sendo promovido a integração e inclusão de todos.


“A visita inspetorial foi muito positiva e importante, pois pudemos conhecer através do Inspetor Pe. Francisco Inácio um pouco da origem de Dom Bosco e de como ele sonhou e pensou o que vivemos hoje, considerando as crises sociais, humanas e educativas daquela época, mas também nos trazendo aquilo que Dom Bosco acreditava: o caminho da prevenção, de que tudo pode ser transformado através da educação e do sistema preventivo desenvolvido por ele”, compartilha Regiane Melo, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


O momento de partilha também foi de grande importância para os alunos da escola, que, assim como os gestores e professores, também tiveram oportunidade de serem ouvidos. Natália Cabral, aluna da terceira série do Ensino Médio destaca esta oportunidade: “eu achei a reunião com o inspetor muito essencial, e poder participar disso foi ótimo! Ao mesmo tempo que eu aprendi, e escutei, eu também tive a oportunidade de falar e ser ouvida. E com isso, todos nós juntos, conseguimos discutir o melhor para a escola de acordo com os ensinamentos de Dom Bosco”.


Esses encontros anuais são parte fundamental na manutenção e preservação dos valores e pilares da nossa instituição de ensino, olhando para o futuro e trazendo conosco as referências e inspirações da nossa origem. 



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page