top of page

Comunicado Oficial: Informações gerais


Recife, 30 de junho de 2020.


C O M U N I C A D O

Prezada Família Salesiana,

Estamos chegando ao final de mês de junho e, com ele, dois meses de aulas remotas. Podemos afirmar, pelos resultados identificados nos alunos, pela avaliação de satisfação com pais e responsáveis, e pelo empenho dos educadores, alunos e família, que alcançamos sucesso com a educação virtual. Sabemos, no entanto, a importância da educação presencial e da necessidade do retorno o quanto antes. Porém, como devem saber através dos meios de comunicação, ainda não há data certa. Independente disso, estamos nos preparando para o retorno às aulas presenciais, a exemplo de outros países e estados brasileiros. Para tal, o Colégio Salesiano está adotando todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, como também, planejando aqueles relacionados às questões pedagógicas, sempre com as orientações dos órgãos educacionais.

Como não imaginávamos, esse período de isolamento tem nos trazido um grande aprendizado. Em todos os setores da sociedade, temos percebido avanços na maneira de lidar com a realidade que tanto nos assustou e assusta; sentimos a tristeza e a dor com tantas mortes, desemprego, desafios na economia e, principalmente, os impactos causados em cada um de nós. Mas, não podemos desanimar e perder a esperança. Devemos reconhecer que, com o grande esforço realizado por parte de todos, foi possível manter uma rotina de trabalho com muita eficiência, mesmo diante de um cenário que nos desafia.

Pela grande experiência que a Rede Salesiana Brasil possui em novas tecnologias: material didático digital, uso de plataformas no ensino presencial, assessoria de profissional de tecnologia de educação dentro da escola; sabíamos e sempre confiamos que nossas aulas remotas seriam um sucesso. Porém, a grande motivação para todos nós, é saber dos investimentos numa educação de excelência que temos empreendido no Sagrado Coração e a parceria entre a escola e a família que tanto nos alegra, tendo sempre um olhar privilegiado no Sistema Preventivo e numa educação que forma bons cristãos e honestos cidadãos.

Mesmo sabendo dos excelentes resultados com as aulas remotas, chegou a hora de nos organizarmos para o retorno às aulas presenciais e, com elas, a implementação de uma nova rotina diferente daquela com a qual estávamos acostumados. Como já dissemos, devemos aderir aos novos protocolos, e isso inclui desenvolvimento de novos hábitos que garantam toda segurança à comunidade educativa. Assim que saírem as determinações governamentais para o retorno presencial, estaremos enviando o Manual de Procedimentos que irá contemplar, desde as entradas dos alunos e suas saídas, como os horários de cada setor, intervalos com tempos diferenciados, uso dos EPI’s obrigatórios, como também o planejamento pedagógico que constará da obrigatoriedade das 800h/aulas, da avaliação diagnóstica, reforço e conteúdos significativos para cada nível/série. Além de tudo, estamos elaborando procedimentos para trabalharmos as realidades emocionais advindas do longo período de isolamento social, como também aquelas relacionadas com o possível retorno às aulas.

Reforçamos que as atividades de sondagem que nossos alunos estão realizando, servirão para o levantamento da aprendizagem, sem que nesse momento haja atribuição de notas, de acordo com as orientações dos órgãos competentes. Após esse período, faremos a correção virtual de todas as atividades, para que alunos e pais acompanhem o percentual de acertos.

Pedimos tranquilidade a todos, pois só retornaremos quando nos sentirmos seguros para tal, após as determinações legais da vigilância sanitária, secretarias estadual e municipal de educação e órgãos governamentais. Além disso, escutaremos todos os envolvidos diretamente com a educação: pais, educadores, alunos. Mesmo diante de tudo e sem que haja data provável ao retorno, queremos deixar claro que já estamos preparados para receber os alunos e educadores num ambiente adaptado e seguro, dentro daquilo que é dito pelas autoridades, tendo como objetivo principal, nesse momento, a valorização da vida, a saúde integral e a segurança da nossa comunidade escolar.

Agradecemos a parceria de sempre e asseguramos todo esforço para manter a excelência na educação que oferecemos e, nesse momento, todas as condições para um retorno seguro, dentro das possibilidades exigidas. Sempre que necessário, enviaremos novos comunicados.

Pedimos a proteção do Senhor para todos, sob a interseção de Dom Bosco e o auxílio de sempre de nossa amada Mãe do Céu.

Atenciosamente,

Equipe de Direção.

 
647 visualizações0 comentário
bottom of page