Recife, 03 de junho de 2020.
Prezados pais e responsáveis,
Queridos alunos,
Estamos vivenciando tempos difíceis e, com eles, surgem várias questões que nos levam a refletir quais os melhores caminhos a seguir. Um dos desafios são as avaliações durante as aulas remotas.
Após uma análise cuidadosa do parecer do Conselho Nacional de Educação (nº 5/2020), especificamente no que tange o artigo 2.16 sobre avaliações, e a homologação parcial deste item pelo Ministério de Educação, através do despacho datado de 29 de maio de 2020, o Colégio Salesiano Recife decidiu que as atividades avaliativas (A2) e (A3) sofrerão algumas mudanças. As alterações são decorrentes de várias reuniões com a equipe psicopedagógica, escuta de pais, alunos e professores.
Como é próprio da pedagogia salesiana, uma das maiores preocupações que temos é o bem-estar emocional, como também a busca pelo crescimento pedagógico de cada um dos nossos alunos. Sabemos que é preciso avaliar nossos docentes, principalmente porque precisamos ter, no retorno às aulas presenciais, elementos necessários para diagnóstico adequado, no intuito de reforçar conteúdos, aprimorar conhecimentos, buscar colaborar na construção das habilidades e competências, tão necessárias, mesmo com o isolamento social.
Portanto, com as mudanças na estrutura das aulas, também devemos nos adaptar a esta nova realidade. Nossa forma de avaliação e atribuição de notas, devem ser olhadas com bastante critério. Para tanto, devemos construir “notas” com muita prudência, de tal maneira, que o peso não prevaleça numa única modalidade de avaliação.
Segundo o Parecer nº 5/2020, descrito no item 2.16: “Sugere-se que as avaliações e exames nacionais e estaduais considerem as ações de reorganização dos calendários de cada sistema de ensino para o estabelecimento de seus cronogramas. É importante garantir uma avaliação equilibrada dos estudantes em função das diferentes situações que serão enfrentadas em cada sistema de ensino. Neste sentido, as avaliações e exames de conclusão do ano letivo de 2020 das escolas deverão levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, (...). Sugere-se também que os sistemas de ensino desenvolvam instrumentos avaliativos que podem subsidiar o trabalho das escolas e dos professores, tanto no período de realização de atividades pedagógicas não presenciais como no retorno às aulas presenciais.”
Por tudo isso, apresentamos, a seguir, a forma que iremos sondar os nossos alunos no desenvolvimento dos conteúdos trabalhados nesse período de isolamento social. Asseguramos que será feita uma avaliação diagnóstica no retorno às aulas presenciais, com o objetivo de recuperar, aprofundar e, posteriormente, avançar naqueles conteúdos que os estudantes tiverem maiores dificuldades de apreensão em seu processo de aprendizagem.
Para que tudo caminhe da melhor maneira possível, solicitamos aos alunos e pais que priorizem a realização das atividades para levantamento de aprendizagem nos dias e horários indicados pela escola e, em qualquer dificuldade, dirigir-se à coordenação responsável. Para tanto, solicitamos que não deixem tais atividades para uma possível 2ª Chamada.
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