Estudamos a história de nosso país e tudo aquilo que nos levou ao que somos hoje. Somos uma grande nação, mas somos também um lugar que permite que a opressão, o preconceito e a violência raciais ainda existam. Por isso, é nosso dever não se calar diante dessa injustiça e se manifestar em nome da igualdade.
Nossa voz não se cala!
20/11 - Dia da Consciência Negra
Confira abaixo um material bem interessante disponibilizado pelo NAP. Vamos mergulhar ainda mais no tema!?
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Essa data foi oficializada em 2011, através da Lei nº 12.519, tendo como referência o dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. A principal importância desta data é o reconhecimento e valorização dos ex-escravos e de seus descendentes na construção da sociedade brasileira.
Refletir sobre a situação histórica e atual da população negra revela que ainda são necessárias muitas mudanças, pois esse é o segmento populacional mais atingido pela violência e pela desigualdade social e econômica.
Em todos os segmentos da escola iremos abordar vários temas, tais como: racismo, discriminação, preconceito, igualdade social, inclusão dos negros na sociedade, religião e cultura afro-brasileira, entre outros.
Além desse trabalho específico, nossa prática escolar está sempre voltada a igualdade e ao desenvolvimento da conscientização dos estudantes como seres capazes de pensar na existência e de se perceberem como agentes de transformações sociais e culturais para que tenhamos uma sociedade mais democrática e justa.
É necessário desconstruir o papel de subalternidade que sempre foi atribuído à população negra e fazer valer o princípio de igualdade contido na Constituição Brasileira de 1988, onde afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
Temos ainda como referência a Declaração dos Direitos Humanos que diz: "sem ser garantida a dignidade humana de TODOS, nega-se a TODA humanidade a liberdade, a justiça e a paz". No entanto, falta muito para que essa garantia seja alcançada.
Nossos estudantes vivenciam no dia a dia, de forma interdisciplinar a educação socioemocional, dando a oportunidade de um autoconhecimento, de estimular as relações interpessoais através da valorização da diversidade e de formar uma consciência social. Buscamos, também, desenvolver as competências gerais com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários.
Todo o trabalho desenvolvido com os educandos visa uma formação integral, para que eles sejam pessoas mais humanas e cristãs.
Sugestões:
Vídeos
Documentários
Livros infantis (vídeos)
Fontes:
QUAL É A MINHA COR? por Lindinalva D'Abreu (psicopedagoga)
Qual é a minha cor?
Quando nasci que cor eu tinha?
Minha mãe me olhou
E me amou
Sem definir conceito sobre a cor
Apenas se emocionou e me aceitou
E simplesmente amou.
Não discriminou a cor
Não me julgou
Não me conceituou
Não me definiu
Apenas me amou.
Por que as pessoas não me olham
Como minha mãe me olhou?
Porque acham que a cor me define?
Porque discriminam?
Sou NEGRA
Tenho uma negritude que pulsa na minha pele
Que não repercute no meu caráter
E nem me impede de ser quem eu sou
Apenas me impulsa a valorizar a riqueza da nossa miscigenação racial.
Veja o seu semelhante como você quer ser visto
Seja mais humano
Valorize o seu próximo
Não deixe que a cor interfira no seu conceito
A cor não define ninguém
Se respeite e respeite o próximo.
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