top of page

Dia de recreação no Fundamental I




Para relaxar após a semana de prova e fortalecer a união entre os alunos, nesta terça-feira (10) o Fundamental I do salesiano promoveu o dia de recreação com lanches, brincadeiras e jogos. A atividade durou cerca de uma hora, sem o uso de qualquer aparelho e jogos eletrônicos, carta Pokémon e jogos individuais. Usaram durante todo o tempo apenas jogos coletivos para se divertirem.


Esses jogos coletivos estimulam e desenvolvem a comunicação verbal, o raciocínio lógico, atenção, concentração e a interação social. E com isso promove entre os jogadores o respeito, a paciência e a boa convivência com as diferenças.


São destes resultados que as crianças estão precisando. Após 2 anos de isolamento social, as aulas voltaram presencialmente, mas o alunos tiveram um grande déficit no desenvolvimento de relacionamentos e diálogo. “A pandemia e o isolamento social tiraram muitos dos benefícios da infância em todas as crianças, como as brincadeiras e as interações com amigos e colegas. E por isso, muitas vezes percebemos falta de paciência nos alunos e alguns atos de violência, por conseqüência da perda que tiveram durante a pandemia”, explicou a coordenadora do Fundamental I, Regiane Torres.




O momento atual em grande parte das instituições educativas do Brasil é de resgate do tempo perdido na pandemia, nas habilidades relacionais das crianças. E para haver uma real evolução, a escola precisa agir em parceria às famílias. Pensando nisso a equipe pedagógica do Fundamental I tem feito um forte trabalho junto aos pais para conscientizar sobre as práticas que colaboram para a retomada do ritmo e contato.


“Temos um projeto para ajudar aos pais, onde mostramos a importância do descanso na aprendizagem, os prejuízos que o uso de telas acarreta, e várias novidades em pesquisas na área de Neurociência”, contou Regiane.



14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page