top of page

Família, escola e fé: Missa da Pastoral fortalece a vivência da fé dos alunos do Salesiano Recife

A cada segunda quinta-feira do mês, acontece no Colégio Salesiano Recife a Missa da Pastoral, celebração eucarística voltada para os nossos alunos que participam dos diversos grupos oferecidos pela nossa Pastoral. O incentivo à participação dos demais grupos, além dos catequizandos, é uma novidade implantada neste ano de 2026, ampliando a vivência da fé para além da Primeira Eucaristia. Essa participação também auxilia no protagonismo dos nossos alunos, que atuam em diversas funções durante as celebrações.


A Santa Missa é o centro da vida espiritual daqueles que professam a fé católica. Em cada celebração eucarística, somos convidados a recordar e vivenciar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, renovando em nossos corações a certeza do amor de Deus e do sacrifício realizado para a remissão dos nossos pecados.


Em um contexto no qual muitos jovens ainda não estão inseridos nas vivências paroquiais, a Missa da Pastoral surge como um importante espaço de formação espiritual, fortalecendo o vínculo dos estudantes com a Igreja e fazendo com que se familiarizem com a interação em uma comunidade de fé.


Segundo a coordenadora da Pastoral, Etiene Lima, essa iniciativa tem proporcionado resultados muito positivos:


“Como coordenadora, é gratificante ver a participação dos grupos. É um incentivo para que eles participem das celebrações eucarísticas. Percebemos que, por falta dessa experiência, alguns ainda não conhecem os ritos da missa, mas vêm aprendendo conforme participam delas.”


Ela também destaca que os alunos recebem bem esses momentos, nos quais debatem, depois, sobre as homilias e sobre as vivências durante a celebração. Para que essa adesão ocorra de forma ainda mais significativa, o apoio das famílias é fundamental. Em nossas celebrações, é possível notar a presença ativa dos pais e responsáveis, que não apenas acompanham seus filhos, mas também permanecem para participar com eles desse momento de fé e comunhão.


“É muito importante essa participação, porque também incentiva o engajamento das crianças e adolescentes. Os pais são os primeiros educadores na fé; perceber que eles dão continuidade a essa experiência nos mostra que o nosso trabalho está dando frutos”, complementa Etiene Lima, ao falar sobre a participação das famílias.

Mais do que uma celebração mensal, a Missa da Pastoral é uma oportunidade de encontro com Deus, de fortalecimento da fé e de construção de uma comunidade educativa que evangeliza e caminha unida na formação de "bons cristãos e honestos cidadãos".


Por

Laís Tavares


header.all-comments


bottom of page