Os alunos dos 6ºs anos participaram de uma experiência “explosiva”. Vem saber como:
Os professores das disciplinas Geografia e Ciência trabalharam, mais uma vez, com a interdisciplinaridade dos conteúdos e uniram as turmas para participarem de uma experiência que os levou a aprender e a entender o “funcionamento” de um vulcão.
A dinâmica consistiu no estudo da estrutura geológica, através de sua “construção”, utilizando materiais como garrafas pets, argila e tintas. A aula foi realizada ao ar livre e cada grupo ficou responsável pela criação e montagem. Ao final, com a orientação dos professores, eles manipularam os seguintes itens: vinagre, detergente, coloral e bicarbonato de sódio para provocar uma reação similar a uma erupção vulcânica. Esse foi o ápice do trabalho que levou todos os alunos a uma imensa euforia. Foi um verdadeiro show de explosão de lava.
A atividade teve como objetivo levar a uma melhor compreensão sobre a origem do vulcão, a formação de novas rochas e destacar os danos que a erupção pode trazer à natureza.
Outro ponto importante foi o de explorar as características e o funcionamento do planeta Terra, identificando quais delas estão relacionadas a esse fenômeno.
Comentários