top of page

JICS como ferramenta para descobrir aptidões esportivas

Atualizado: 5 de jul. de 2022




Durante a infância e início da adolescência é comum que as crianças busquem alguma modalidade em que consigam se destacar no meio escolar. Esse anseio faz parte da construção da representatividade e identidade dos indivíduos. Mas como é possível ser mais assertivo na busca pela atividade esportiva condizente com as habilidades da criança? O coordenador de Esportes do Salesiano Recife, Guilherme Negreiros fala sobre os melhores meios os alunos para se encontrarem em uma modalidade.


Guilherme, como saber o esporte ideal para a criança e o adolescente?


Guilherme Negreiros: "O que percebo como gestão esportiva é que muitos dos alunos procuram os esportes com base em um histórico, ou uma cultura familiar. O que o pai ou a mãe vivenciou no passado é transmitido para o filho, e isso gera o desejo e curiosidade nas crianças para praticarem o esporte que o os pais praticaram.

E também existem situações em que os alunos decidem por vontade própria, ou por ter experimentado as atividades nas aulas de educação física e escolinhas. O que estimulamos aqui no Salesiano é que as crianças vivenciem tudo para saber do que realmente gostam, principalmente no período da infância à pré-adolescência. Pois a partir da adolescência percebemos o interesse deles voltados para outros âmbitos da vida social."




E qual a importância desta prática esportiva para as crianças?


Guilherme Negreiros: "Existem diversos pontos positivos a nível fisiológicos e neurológicos. E hoje em dia, após esse período de pandemia, um dos fatores mais importantes da atividade física, é justamente o bem-estar emocional. E nesse ano o papel fundamental do JICS é associar a atividade esportiva com bem-estar emocional, e direcionar os adolescentes também aos setores responsáveis por mostrar a importância que os Jogos possuem, como as equipes de comunicação e recepção."


Pensando agora na modalidade que o aluno melhor se adapta, qual o papel do JICS nesse processo de escolha?



Guilherme Negreiros: "O JICS é de fato um 'garimpo' para descobrir atletas. Existem escolas na Rede Salesiana que usam os jogos internos para selecionar os atletas que viajarão ao Nosdestão (Competição regional de diversas modalidades da Rede Salesiana) para competir. E é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Existem crianças e adolescentes que são tímidos e não se expõe às práticas esportivas ao longo do ano, mas dentro dos Jogos conseguem ter desempenhos surpreendentes e já os “fisgamos” para trabalhar com eles da melhor forma dentro da modalidade específica."

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page