top of page

Orientações à comunidade educativa


Recife, 19 de março de 2020


SALÉ EM CASA


Prezados Pais e Responsáveis,


Diante desse momento sem precedentes que o mundo atravessa, devemos buscar sempre a esperança no Deus que tudo pode, pedindo especialmente a São José, no seu dia, que cuide e interceda por toda família mundial e brasileira.


Estamos acompanhando as notícias e está evidente que a melhor maneira de prevenção é a permanência em casa e a higiene pessoal.


Enquanto instituição de educação, temos assumido todas as indicações dos órgãos governamentais e da Igreja no Brasil e em nossa Arquidiocese, tomando todas as medidas necessárias.


O sindicato das escolas particulares e dos professores de Pernambuco, fizeram reunião e tomaram, conjuntamente, a decisão que esse período inicial de quinze dias, será tido como recesso escolar, devendo ser reposto do dia 02 a 15 de janeiro de 2021. Além disso, caso a paralisação se estenda, haverá nova negociação com a possibilidade de antecipação das férias escolares, ocorrendo em julho aulas normais.


Portanto, não haverá prejuízos acadêmicos para nossos alunos e está garantido a obrigatoriedade de carga horária mínima de 800 horas, distribuídas nos duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, previstas na Lei de Diretrizes e Bases.


Iremos, amparados pela lei, pelas indicações do Ministério da Educação, dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação e pelos acordos entre os sindicatos, elaborar calendário escolar de acordo com o tempo de paralisação.


Diante disso, pedimos, mais uma vez, paciência nesse momento difícil. Sabemos o quanto é desafiador manter-nos em casa, deixando de executar nossas atividades cotidianas e, acima de tudo, vendo nossos filhos passarem o dia todo, numa possível ociosidade. Sejamos prudentes, porque nesse período, estamos usando o recesso escolar de janeiro e, caso continue a paralisação, utilizaremos a antecipação das férias e, logicamente, daremos, no tempo oportuno, todas as aulas que estamos perdendo.


Colocaremos algumas sugestões de atividades em nossas redes sociais, no site e utilizaremos algumas plataformas para ocupar nossos filhos/alunos. Partilhamos com todos uma cartilha de um psiquiatra e psicóloga sobre atitudes a serem evitadas nesse tempo, como também sugerimos que leiam livros juntos, joguem juntos, arrumem o quarto juntos, preparem o lanche juntos, rezem juntos, pois é todos juntos, que iremos minimizar os efeitos dessa crise.


Ajudar os filhos a estudarem em casa será agora, mais do que nunca, uma tarefa a que a família terá que se dedicar. O primeiro passo e talvez um dos mais importantes é deixar muito claro para seus filhos que estamos vivendo tempos de urgência e calamidade pública, portanto o recesso e possível férias serão diferentes de todos os outros. Assim,devido às circunstâncias que estamos vivendo, temos que organizar diferentes estratégias para garantir que todos utilizem do tempo, tão corrido normalmente, agora, seja vivido de maneira diferente.


Prezados pais, continuemos nossa adesão as indicações das autoridades constituídas no que diz respeito aos cuidados com a saúde. Defendamos a vida e sejamos conscientes e cidadãos, ajudando a que todos cumpram as determinações.


Confiando em Deus e pedindo as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora, acreditamos que sairemos dessa crise mais fortalecidos e capazes de enxergar que somos todos uma única família, irmãos, filhos do mesmo Pai e, portanto, devemos pensar, agir para o bem de todos.


Ficamos à disposição e asseguramos fazer tudo para que ninguém seja prejudicado no seu ano escolar.


Com gratidão e afeto.


Equipe de Direção, Pedagógica e Administrativa


239 visualizações0 comentário
bottom of page