top of page

Turminhas do Infantil se divertem brincando na areia

Atualizado: 28 de out. de 2022


Como é bom tocar, sentir, jogar, fazer esculturas e se “lambuzar” na areia, não é? Mas sabia que esse contato vai muito além do simples brincar? Sim!

A dinâmica em áreas externas que possuem espaços com areia promove uma série de descobertas, estimula a criatividade das crianças e promove o desenvolvimento sensorial.

Além da diversão garantida, os benefícios são muitos:

  • Desenvolve habilidades científicas e aprende conceitos matemáticos: encher e esvaziar cubos de tamanhos distintos, contar, construir castelos…

  • Amplia o vocabulário: através da criação de minimundos e dos jogos simbólicos na areia, a criança trabalha o vocabulário…

  • Conecta com a natureza: a criança se envolve com o que há de mais natural. Reaviva, cada vez, sua curiosidade por explorar o meio, através de brincadeiras como encontrar tesouros ou fazer figuras.

  • Estimula os sentidos: as brincadeiras na areia, desenvolvem capacidades motoras, equilíbrio, habilidades óculo-manuais a partir das múltiplas ações que pode realizar.

  • Desenvolve habilidades sociais: no parquinho ou na praia, ela pode se comunicar com outras crianças ou brincar com os próprios pais ou cuidadores.

  • Aprende novos hábitos de higiene: limpar a roupa e os sapatos antes de entrar no carro ou em casa. A criança pode ser responsável pela limpeza da areia dos brinquedos que tiver utilizado.

  • Desenvolve a criatividade artística e treina a escrita: com um pedaço de pau ou a pazinha, a criança usa a areia como suporte para o desenho e/ou a escrita.


Mas é importante ressaltar que a área disponibilizada com a areia passa frequentemente por um processo de limpeza rígida, evitando acidentes e contato com substâncias que podem causar problemas de saúde.







14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page