
Como é bom tocar, sentir, jogar, fazer esculturas e se “lambuzar” na areia, não é? Mas sabia que esse contato vai muito além do simples brincar? Sim!
A dinâmica em áreas externas que possuem espaços com areia promove uma série de descobertas, estimula a criatividade das crianças e promove o desenvolvimento sensorial.
Além da diversão garantida, os benefícios são muitos:
Desenvolve habilidades científicas e aprende conceitos matemáticos: encher e esvaziar cubos de tamanhos distintos, contar, construir castelos…
Amplia o vocabulário: através da criação de minimundos e dos jogos simbólicos na areia, a criança trabalha o vocabulário…
Conecta com a natureza: a criança se envolve com o que há de mais natural. Reaviva, cada vez, sua curiosidade por explorar o meio, através de brincadeiras como encontrar tesouros ou fazer figuras.
Estimula os sentidos: as brincadeiras na areia, desenvolvem capacidades motoras, equilíbrio, habilidades óculo-manuais a partir das múltiplas ações que pode realizar.
Desenvolve habilidades sociais: no parquinho ou na praia, ela pode se comunicar com outras crianças ou brincar com os próprios pais ou cuidadores.
Aprende novos hábitos de higiene: limpar a roupa e os sapatos antes de entrar no carro ou em casa. A criança pode ser responsável pela limpeza da areia dos brinquedos que tiver utilizado.
Desenvolve a criatividade artística e treina a escrita: com um pedaço de pau ou a pazinha, a criança usa a areia como suporte para o desenho e/ou a escrita.
Mas é importante ressaltar que a área disponibilizada com a areia passa frequentemente por um processo de limpeza rígida, evitando acidentes e contato com substâncias que podem causar problemas de saúde.



Comments