Abertura do Mês da Bíblia

06/09/2019

1/3

O mês de setembro, para os católicos do Brasil e para alguns países da América Latina é o mês dedicado à Bíblia. Esse mês foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo.

 

Durante a primeira semana de setembro, a Pastoral trabalhou com os estudantes salesianos a abertura do mês da Bíblia. Na ocasião, todos puderam refletir sobre a Palavra de Deus.

 

A Palavra de Deus é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por esse motivo a Bíblia é formada por histórias de um povo. Este povo teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.

 

Não só os personagens bíblicos, mas os santos também fizeram essa experiência e guiados pela palavra de Deus receberam o prêmio prometido: o encontro com Jesus no céu. Nosso Santo fundador, Dom Bosco, cultivou desde cedo esse amor pela Sagrada Escritura a começar pelos ensinamentos Margarida Occhiena, sua mãe. Mesmo sendo analfabeta, conhecia perfeitamente a Sagrada Escritura.

 

Além dos ensinamentos da mãe, João Bosco entrou em contato com a Sagrada Escritura frequentando o catecismo e assistindo as pregações. Aos onze anos, quando se aproximava da primeira comunhão sabia todo o pequeno catecismo. O encontro com o padre Calosso aos quatorze anos lhe deu a oportunidade de começar a saborear o que era a vida espiritual; de fato este padre lhe ensinou fazer todo dia uma breve meditação, ou melhor, um pouco de leitura espiritual.

 

Mas o seu interesse pela Bíblia se desenvolverá sobretudo durante os anos de seminário em Chieri (1835-1841). Numa época em que não existia ainda um verdadeiro curso de sagrada Escritura, ele aproveitava os tempos livres e as férias para consagrar-se aos seus estudos favoritos. Dedicou-se com paixão à leitura da história do Antigo e do Novo Testamento.

 

Percebemos que muitas pessoas fizeram a experiência de ser tocada pela Palavra de Deus. Nós também somos chamados a tornar-nos Palavra de Deus. Somos convidados a fazer parte da história da Bíblia, a acolher a comunicação viva e eficaz de Deus em nossa vida.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Aluno Salesiano recebe menção honrosa pela OBMEP 2019

12/05/2019

1/10