Estudantes do 7º Ano celebram Dia da Consciência Negra em atividade de Artes

22/11/2019

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi estabelecida em 2003 e incluída no calendário escolar. O dia foi escolhido em memória à morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou contra a escravidão no Nordeste.

 

A ocasião despertou a professora de Artes, Eliana Cruz, juntamente com a Pastoral, que mesclou uma atividade da disciplina com uma grande celebração no pátio central do colégio. O momento contou com apresentações dos estudantes do 7º e 8º anos, onde cada um teve a oportunidade de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, que sofreram e sofrem diversos níveis de preconceito. Mesmo após a abolição da escravidão, em maio de 1888, a busca pela igualdade e pelos direitos nunca acabou.

 

Logo após a apresentação dos alunos, a convite do Colégio Salesiano Recife, um dos grupos de jovens do Instituto de Assistência Social Dom Campelo - IASDOC, liderado pelo  arte-educador, Mestre Lua, apresentou um recorte cultural que abrangeu um pouco da capoeira, maracatu, toré, entre outros. O momento foi encerrado com uma grande e envolvente ciranda, ao som da música "Dom Bosco Jovem", adaptada ao ritmo afro.

 

 

A atividade buscou aprofundar conhecimentos sobre a cultura negra, valorizando a herança cultural dos povos africanos trazidos para o Brasil, fator que faz parte do Patrimônio Material e Imaterial de todos os brasileiros.

 

Bom mesmo é ser Salesiano!

Salesiano Recife
125 anos educando para a vida!

 

Confira o álbum de fotos completo em: http://bit.ly/339trUT

Please reload

Posts Em Destaque

Aluno Salesiano recebe menção honrosa pela OBMEP 2019

12/05/2019

1/10