A atividade foi aplicada pela professora de ciência e responsável pelo laboratório, Silvia Guimarães.
Os alunos dos 7º anos foram ao laboratório para aprenderem sobre a diferença entre temperatura e calor. Durante a atividade eles aprenderam que todo material busca o equilíbrio de temperatura com outro material, ou com o ambiente. E para realizar a vivência dos fundamentos e leis físicas, foram utilizadas três bandejas, sendo uma com água gelada, outra na temperatura ambiente e outra com água quente. E com o toque das mãos em cada recipiente, os estudantes puderam ter a experiência de serem veículos para transferência de calor.
Para se equilibrar as temperaturas é preciso levar em consideração as massas dos objetos e o cálculo em graus, que no Brasil utiliza-se Celsius. A professora de Ciências, Silvia Guimarães explica que a ideia da atividade é mostrar a troca de calor. "O aluno ele confunde muito calor e temperatura. Calor é a energia em trânsito e temperatura é a dilatação do material em decorrência da captura de calor. Então essa atividade ajuda a deixar o conhecimento destes dois termos bem definidos", complementa Silvia satisfeita com o resultado do aprendizado de seus alunos.
A vivência de atividades no laboratório ajuda o aluno a ter um conhecimento mais profundo do conteúdo e prestar atenção a cerca dos fenômenos científicos. Ao longo de todo nosso dia a dia, a ciência está acontecendo. No entanto, na maioria das vezes as crianças e os adolescentes não a contemplam, os fenômenos naturais e o regimento das leis científicas sobre os acontecimentos. E, de acordo com Silvia, é exatamente aí que entra a importância das aulas no laboratório. "As aulas no laboratório ajudam o aluno a entender como a teoria vista na sala de aula é observada na prática. E durante estas aulas práticas são utilizados objetos e substâncias rotineiros, para facilitar a assimilação dos assuntos", diz a professora.
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