top of page

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Para conscientizar os alunos sobre a temática, o Ensino Fundamental I realizou um Bom Dia repleto de homenagens. O momento aconteceu na manhã de hoje (2) e objetivou destacar a importância da inclusão na escola.

Aproveitando para tirar dúvidas sobre o transtorno, contamos com a participação de alguns pais que possuem filhos com autismo. Adriana, mãe dos alunos Nicolas e Lucas Alencar; e Roberto, pai de Heitor, falaram um pouco sobre o tema para todos os presentes, mostrando que aceitar as diferenças é respeitar o próximo.

Todas as crianças, adolescentes e jovens com autismo tem características específicas, pois há uma diversidade significativa dos comportamentos apresentados em quem possui o transtorno. Existem pessoas com comprometimentos sociais, mas sem problemas comportamentais; há casos de disfunções comportamentais sem atraso de linguagem, e muitas outras especificidades. Por isso se fala na diversidade do autismo, pois cada sujeito é único na maneira de se relacionar com o outro e construir suas aprendizagens.

Em colaboração com o trabalho da equipe de coordenação e professores, acontece a atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP). São realizados atendimentos individualizados a estes alunos, acompanhamento em sala de aula, apoio pedagógico aos professores, bem como estabelecida parceria com pais e responsáveis dos estudantes para que juntos possamos refletir e construir estratégias que auxiliem no processo de inclusão escolar.

Nesse dia de conscientização gostaríamos de deixar registrado nosso agradecimento pela confiança no trabalho da equipe, e ressaltar que o processo de inclusão é construção de toda a comunidade escolar e um compromisso da nossa instituição.

AUTISMO... Um modo diferente de ser, sentir e ver o mundo.

"Bom mesmo é ser Salesiano."


82 visualizações0 comentário
bottom of page