top of page

Alunos do 7º ano plantam árvores de pau-brasil em atividade contextualizada



A exploração do Pau-brasil, segundo os historiadores, pode ser classificada como a primeira atividade econômica do Brasil a partir da conquista portuguesa. Porém, essa exploração não se restringiu aos primeiros anos da colonização, mas sim, pelos séculos seguintes, levando a espécie quase a extinção do nosso território.



Para contextualizar o assunto, o professor de história, Alencar de Sá, trouxe para os alunos uma aula expositiva sobre o pau-brasil e sua preservação com o intuito de ensinar a identificar a espécie, compreender o valor do pau-brasil no mercado internacional na época do descobrimento e falar sobre a legislação de proteção ao pau-brasil na atualidade.




A aula proporcionou, também, uma palestra com Vitor França, Gerente Setorial e erradicação da Emlurb (Empresa de manutenção e limpeza urbana), para falar sobre o trabalho da Emlurb e fazer com que os alunos entendam a importância da arborização nos centros urbanos. A palestra foi encerrada com um convite aos alunos para o plantio de mudas de pau-brasil no pátio do colégio, o que tornou a aula ainda mais divertida e interativa.

125 visualizações1 comentário
bottom of page