top of page

Alunos participam da "Noite Iluminada"


As crianças do Infantil III, nesta quarta-feira (04), conheceram a obra: “A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh, elaborada no ano de 1889 com técnica de óleo sobre tela. Após a observação da pintura, e do estudo sobre a história de Van Gogh, e a análise das estrelas na “sala do soninho”, os alunos fizeram versões da grande obra do pintor holandês.


Conteúdos como o citado acima, de incentivo ao conhecimento e produção artística no ensino infantil, é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Por ser a primeira forma que os alunos encontram de falar sobre o mundo que os cerca e evidenciar seus sentimentos, a arte nesta fase é um dos principais vetores para o público infantil adquirir novas habilidades e diversificar linguagens e expressões.




A professora Daniele Costa destacou o objetivo da atividade: “trabalha a capacidade de observação e reprodução, coordenação motora fina, e também a percepção mais clara dos astros ao anoitecer''. Daniele também explicou que a atividade faz parte da primeira etapa do estudo, e posteriormente o mesmo conteúdo será aprofundado por eles, a partir de uma outra perspectiva.


Um artigo publicado pela faculdade Rudolf Steiner no ano de 2020, mostrou que conforme a criança vai se desenvolvendo, ela passa a criar mecanismos para demonstrar o que sente e deseja. No início, isso pode vir por meio do choro ou de um sorriso, mas com o passar do tempo, as crianças vão aprendendo novas maneiras de se expressar.

O desenho, por exemplo, não só ajuda a desenvolver habilidades motoras, mas também estimula a expressão de sentimentos por meio da escolha das cores.




183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page