top of page

Carta do NAP (Retorno às aulas presenciais)


Volta às aulas presenciais com entusiasmo e segurança


Como é de conhecimento geral, no dia 21 de setembro, o Secretário de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco anunciou a autorização para o retorno às aulas presenciais com os alunos do Ensino Médio. Em nossa escola, vamos oportunizar o ensino híbrido (online e presencial). Para os estudantes que desejarem o retorno presencial iniciaremos com a 3ª série amanhã, dia 22 de outubro.


A volta às aulas não significa que a pandemia acabou. Estamos devidamente preparados para recebê-los, seguindo todos os protocolos estabelecidos para esse retorno, além de toda saudade e vontade de revê-los pessoalmente, preparamos com muito carinho um ambiente acolhedor que possibilite a continuidade da nossa proposta pedagógica de qualidade.

No entanto, precisamos da ajuda, compreensão, conscientização e responsabilidade de cada estudante. Sabemos que não será fácil adaptarmos a esse novo modelo de convivência, mas as medidas individuais serão fundamentais para amenizar os riscos e garantir a segurança de todos.


Serão obrigatórios o uso das máscaras de forma adequada; a intensificação do hábito de lavar as mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel ou 70%; e os mais difíceis, mas essenciais, evitar cumprimentos com aperto de mão, abraços e beijos, como também, manter o distanciamento.

Temos uma cultura de demonstrar afeto através do contato físico e mudar esse hábito não é simples, por isso a importância dessa conscientização.


Quando entendemos o propósito a mudança de comportamento acontece de formas mais acessível. Essa é uma boa oportunidade para trabalharmos alguns pontos dos pilares da educação socioemocional, que são:

autoconhecimento, reconhecer nossos sentimentos, emoções, pensamentos e como eles influenciam nosso comportamento; autorregulação, nossa capacidade de regular as nossas próprias emoções e comportamentos, controlando os impulsos;

consciência social, compreender as normas sociais e comportamentais desse momento;

habilidade de relacionamento para que possamos estabelecer relações saudáveis e gratificantes para o grupo;

tomada de decisão responsável, pois somos responsáveis por nossas escolhas a partir do comportamento pessoal e suas interações sociais com base em padrões de segurança, pensando no bem-estar pessoal e coletivo.


Normalmente toda mudança gera desconforto e insegurança. Primeiro tivemos que nos adaptarmos a não ir à escola, depois a assistir às aulas remotas e agora estamos prestes a passar por mais uma nova mudança: retornar a um novo formato de escola. Todo esse processo pode causar grande instabilidade emocional. Diante desses fatos, o NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) se coloca à disposição para um espaço de acolhida e escuta, para ajudá-los a entender os sentimentos, medos, inseguranças, angústias, dificuldades de adaptações, desejo de interação e tantas outras necessidades individuais.

Para que haja aprendizagem, é necessário um ambiente seguro e saudável, mas também as pessoas envolvidas nesse processo precisam estar bem emocionalmente.


Contem conosco!


Com carinho,


Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP

Sala Virtual: EVLD7TU

869 visualizações0 comentário
bottom of page