Comunicado Importante (novas orientações)

Recife, 26 de março de 2020

A fé e a esperança sejam nossos guias".

Pe. Ángel Fernández Artime Reitor-Mor

COMUNICADO Prezados

Pais ou responsáveis, educadores e queridos alunos,

Estamos, todos, acompanhando o desdobrar-se dos esforços internacionais, brasileiros e locais para a contenção da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Sabemos do esforço conjunto das autoridades e de todo povo brasileiro em assumir as indicações, muito sensatas, das autoridades da saúde, para que, num período mais curto possível, retornemos às atividades normais.

Ainda assim, devemos continuar seguindo rigorosamente todas as orientações dos órgãos competentes e primando pela saúde de todos os cidadãos.

O Colégio Salesiano Sagrado Coração vem, mais uma vez, informar à comunidade educativa as últimas decisões assumidas por todas as escolas particulares de Pernambuco e pelos professores.

Lembramos que o mais importante é manter a serenidade, a confiança e a esperança para que saiamos dessa crise mais fortalecidos e aptos a compreender os novos tempos que estão sendo traçados por esse momento histórico pelo qual, todos nós, estamos atravessando.

Por tudo isso:

1. Continuam suspensas as aulas até o final de março, como já estabelecido pelas autoridades.

2. Segundo determinação sindical emitida ontem (25/03), fica estabelecido que as férias de julho serão antecipadas para o mês de abril, inicialmente, nos primeiros quinze dias e, de “forma imediata, independente de qualquer notificação”, para o restante do mês, caso o estado de calamidade pública permaneça.

3. Diante do exposto na determinação, o mês de abril se caracteriza por tempo de férias escolares, sem que haja possibilidade de trabalho de professores e equipe psicopedagógica, mesmo que de forma remota, a exemplo de ensino à distância, videoaulas, exercícios on-line. Portanto, não haverá envio de material pedagógico para nossos alunos, pois todos estarão de férias. Já enviamos material suficiente para um período mais prolongado.

4. Sabendo que esse tempo de férias escolares é atípico devido a sua natureza de isolamento, enviaremos, até o dia 31 de março, sugestões de leituras e filmes para serem acompanhados pelas famílias durante esse período, sem que se caracterize atividade escolar obrigatória. Para o Ensino Médio, teremos um tratamento diferenciado com videoaulas, materiais de estudo e simulados, através da Plataforma Edebê (Adaptativa).

5. A equipe de direção está trabalhando home office, no intuito de garantir esclarecimentos e encaminhamentos necessários a toda comunidade educativa.

6. Permanece ativa a comunicação com a escola para os pais e responsáveis que necessitarem de documentos ou informações, a partir de agora, através do e-mail: etienelins@salesianos.org.br

7. Sempre que necessário faremos novos comunicados. Portanto, fiquem atentos ao nosso site e/ou redes sociais.

Após a medida tomada pelos sindicatos das escolas SINEPE (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco) e dos professores SINPRO/PE (Sindicato dos Professores de Pernambuco), queremos esclarecer que essa decisão é considerada a de maior prudência nesse momento e embasada na legislação em vigor. Sabemos do desconforto que uma situação dessa natureza gera as famílias, aos estudantes e a todos nós. Nunca é demais refletir que estamos lutando contra um inimigo invisível, tomando necessárias atitudes firmes, radicais e a adaptação de todos para um bem maior e um futuro com esperança.

Se analisarmos bem a situação, antecipando o recesso e férias até abril, retomaremos o ano letivo 2020 sem prejuízos nos conteúdos obrigatórios, já que iremos, a partir de maio, dar continuidade às atividades acadêmicas, ministrando todas as aulas “suspensas” nesses 45 dias. Já temos, inclusive, calendário montado para sanar todas essas eventuais realidades geradas pela pandemia. Portanto,garantimos o cumprimento dos 200 dias letivos, que deverão ser concluídos até o dia 15 de janeiro de 2021. Muitos se perguntam sobre a situação do Ensino Médio: o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo ENEM, já está analisando o adiamento dos exames, dependendo do tempo que durarem as medidas de isolamento.

Diante de tudo, lembramos a necessidade de mantermos o calendário de pagamento da anuidade escolar, como acontece regularmente, em 12 parcelas mensais, pois o período letivo estará garantido normalmente, e só iniciará um outro, ao término satisfatório da aprendizagem escolar, prioridade para professores e escolas.

Agradecemos todo apoio que temos recebido, os elogios nas redes sociais, a adesão de todos ao isolamento domiciliar e, acima de tudo, agradecemos o espírito de solidariedade que temos presenciado.

Nós, do Sagrado Coração, continuaremos rezando para que Deus possa conduzir toda sociedade a encontrar caminhos eficazes na resolução dessa crise.

Pedimos sobre todos as bênçãos de Deus, a intercessão de Maria Auxiliadora, que nunca deixou de socorrer seus filhos, e de Dom Bosco, que nos indica sempre a alegre esperança de que a educação é coisa do coração.

Ficamos sempre à inteira disposição.

Atenciosamente: