top of page

Comunicado Oficial | 06/11/2020 - retorno presencial (demais níveis)


C O M U N I C A D O

Prezados Pais e Responsáveis,

Queridos Alunos,

Caros Professores,

Esperamos que todos estejam bem, cheios de esperança. Estamos certos que mesmo diante de tantos desafios, o mundo caminha sempre para o bem.

Queremos assegurar todo nosso empenho, orações e trabalho, para que os prejuízos com esse tempo pandêmico sejam minimizados sempre mais.

Como é de ciência de todos, o Governo do Estado liberou o retorno às aulas presenciais dos segmentos da Educação Infantil e Fundamental (séries iniciais e finais).

Estamos diante de uma decisão que deve ser tomada, levando em consideração alguns fatores importantíssimos: segurança, cuidado com a saúde de todos, desafios pedagógicos com aulas remotas, fatores emocionais gerados pelo isolamento social e, para alguns, insegurança no calendário letivo em relação ao cumprimento das 800 horas exigidas por lei.

Antes de tudo, gostaríamos de salientar que a escola cumprirá as 800 horas exigidas por lei; até o final de dezembro, para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio; e até 15 de janeiro, para Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Além de tudo, investimos na segurança de todos e temos cumprido os protocolos exigidos pelas autoridades competentes.

Diante da escuta de pais e responsáveis, educadores e equipe de direção, tomamos a decisão de não retornar presencialmente às aulas. Vale ressaltar que já retornamos com as aulas presenciais para os alunos do Ensino Médio, sendo 26 a quantidade aproximada de estudantes que estão frequentando o modo presencial deste nível. Através de pesquisa realizada nas salas virtuais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, o número de pais que aderem ao retorno é extremamente pequeno, o que, diante da nossa experiência em educação, não garante uma organização adequada, podendo acarretar em riscos de contaminação.

Sabemos que alguns pais, principalmente por dois legítimos motivos, precisam deixar os filhos na escola: necessidade profissional, dificuldades emocionais apresentadas com o isolamento social.

Gostaríamos de explicar as reais motivações que nos levaram tomar tal decisão:

1. O número de casos de COVID-19 tem aumentando em algumas escolas, fazendo com que haja necessidade de fechamento delas.

2. Alguns professores, mesmo se mantendo isolados, foram contaminados, necessitando de afastamento do trabalho.

3. Pensando nas pessoas “assintomáticas”: que podem transmitir o vírus. Todo cuidado é pouco.

4. O tempo de aulas até o término do ano letivo, não traria maiores prejuízos aos alunos.

Observemos as datas de retorno e permanência presencial, levando em consideração alguns fatores:

a) A autorização para o retorno do Ensino Fundamental II é válida a partir do dia 10 de novembro. Para nós, do Sagrado Coração, esse é período de provas, que acontecerão de maneira remota para todos. Além disso, só poderemos retornar no dia 18 de novembro, pois o prédio é usado como local de votação para as eleições, que acontecerão no dia 15 de novembro. Sendo assim, no dia seguinte (16/11), será realizada uma sanitização em todos os ambientes da escola, tendo em vista o grande fluxo de pessoas no ambiente escolar no dia das eleições. Após a sanitização, os ambientes só poderão ser utilizados após um período de 24h.

b) A Educação Infantil retornaria no dia 24 de novembro, devendo suspender as atividades nos dias 01 e 02 de dezembro, devido ao 2º turno das eleições, pelo mesmo motivo descrito no item “a".

c) O período até a conclusão do ano letivo, incluindo todas as avaliações, conta com poucos dias de aulas presenciais, o que não justificaria por em risco toda a nossa comunidade educativa. Ressaltamos que a exigência das 800 horas será cumprida.

Acreditamos ter tomado a melhor decisão. Sabemos que alguns necessitam desse retorno, pelas diversas situações que cada um se encontra nesse momento, mas como já dissemos, é preciso muito cuidado e prevenção, para não termos maiores prejuízos adiante. Reforçamos que a nossa decisão é, de fato, em favor da vida, e que não trará maiores prejuízos aos estudantes.

Pela excelente adequação e empenho de todos os educadores, alunos e familiares, estamos conscientes que o estudo remoto trouxe, mesmo diante dos desafios, resultados positivos a todos. Nesse caso, prezar pela saúde, cuidado com cada um de nossos queridos alunos e educadores, é uma atitude de cidadania responsável, onde estamos assumindo, também, a Pedagogia Cristã de Dom Bosco, com o Sistema Preventivo e, buscando continuar ofertando ensino de excelência, que terá sua continuação em 2021, onde receberemos todos com a mesma alegria e entusiasmo pela vida. Estamos sempre juntos para que você seja mais.

Não mediremos esforços para tentar suprir todas as necessidades de vocês.

Certos da compreensão de todos, manteremos sempre a certeza de que “Bom mesmo é ser Salesiano”.

Para maiores esclarecimentos sobre o cronograma anual de aulas, verifiquem o calendário geral de nossas atividades até o fim do ano letivo, inserido em todas as salas virtuais.

Pedindo a benção de Deus sobre todos, rogamos à Mãe Auxiliadora que proteja a todos nós, suas famílias e todo o Brasil.

Abraçamos a todos com afeto e ficamos à disposição:

Equipe de Direção.

 
COMUNICADO 06112020
.pdf
Download PDF • 551KB

501 visualizações0 comentário
bottom of page