top of page

COMUNICADO OFICIAL (18/12/2020)




Recife, 18 dezembro de 2021.


Movidos pela Esperança

“Eis que faço nova todas as coisas” (Ap. 21,5)

Estreia 2021



FELIZ E SANTO NATAL E UM 2021 MOVIDO PELA ESPERANÇA!


Prezados Pais e Responsáveis,


Estamos chegando ao final do ano letivo e, somos levados, naturalmente, a olharmos para trás e avaliarmos os grandes desafios enfrentados por todos nós durante esse ano de pandemia. Um ano atípico que trouxe uma nova maneira de olhar o mundo, as pessoas, a educação. Mesmo diante de tudo que sofremos, não podemos negar as conquistas obtidas que nos projetaram rumo ao futuro, movidos pela esperança no Deus que faz nova todas as coisas.


Com o final do ano letivo, celebramos o Natal do Senhor: o nascimento do Menino Deus nos aponta à crença de que tudo se renova, e podemos celebrar, confiantes, o amor de Jesus por toda humanidade.


Através deste comunicado, daremos informações necessárias para o término do ano escolar, como também alguns avisos para o ano de 2021: processo de matrículas, compra de material didático e demais informações que facilitarão a vida de todos.


Gratidão por terem deixado a nossa escola entrar nas suas casas, por terem marcado presença sempre, ajudando quando necessário. Nesse caso, nem dá para dizer que vocês viraram professores, porque, na verdade, sempre foram. Vocês sempre ensinaram muito aos nossos queridos alunos. Agora, compartilharam livros e cadernos, lições e tarefas. Agradecemos a parceria firmada durante esse ano. Nada disso foi fácil. Foi necessária muita disposição para encarar situações inesperadas. E vocês tiveram essa força, essa garra, essa vontade.


Estamos satisfeitos por todos os avanços que tivemos, onde garantimos nossa excelência acadêmica, a formação integral nos valores cristãos e humanos, conscientes que o novo ano trará muitas conquistas. Por isso, como já asseguramos, retornaremos presencialmente no dia 1º de fevereiro de 2021, mesmo que tenhamos que realizar o ensino hibrido, rodízio, etc. Teremos, também, o retorno do Tempo Integral, Bilíngue, Escolinhas de Esportes, Catequese de 1ª Eucaristia e Crisma e todos os nossos projetos, respeitando os protocolos exigidos pelos órgãos competentes.


Convictos de que a “educação é coisa do coração”, como dizia Dom Bosco, queremos, junto com todos vocês, construir uma escola onde o prazer de ensinar e aprender esteja presente em cada coração.



Para o ano de 2021, o nosso planejamento pedagógico continua focado na aprendizagem de excelência, através das indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já aprovada para Educação Infantil, Ensino Fundamental e, para o Ensino Médio, a partir de 2022. Porém, já iremos adotar algumas inovações, como, por exemplo, o componente curricular Projeto de Vida, com duas aulas semanais para todo o Ensino Médio.


Continuaremos trabalhando os conteúdos necessários para cada nível/série, sempre na perspectiva do ENEM, Vestibulares, Olimpíadas e, sem deixar de lado, a formação humana e cristã, para que cada aluno seja protagonista de sua história, construindo sua vida com valores essenciais para uma nova sociedade, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para os desafios desse século.


Garantimos, já no início do próximo ano, a avaliação diagnóstica, que nos indicará as possíveis deficiências desse ano, para que possamos investir na retomada de conteúdos necessários, no reforço e na busca constante de uma aprendizagem significativa.


A partir de 2021, utilizaremos o Sistema Acadêmico ACTIVE SOFT, que será utilizado para a emissão de boletos, boletins, dentre outras funcionalidades. Posteriormente, todos receberão as devidas comunicações com os procedimentos para os devidos acessos.


Lembramos que, de acordo com nossa meta de crescimento prevista para o próximo ano, restam poucas vagas, em cada turma, para o ano de 2021. Aliás, já não há vagas para algumas das turmas, devido à grande procura de novos alunos, mesmo diante das realidades surgidas com a instalação da pandemia. Portanto, não esqueçam de acompanhar o calendário de matrículas em anexo, uma vez que, comunicado em edital, não teremos como garantir a matrícula de alunos após as datas previstas.


Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, daremos prioridade ao acompanhamento emocional das crianças, devido a esse grande período de isolamento social, e continuaremos com o aprimoramento do perfil acadêmico de cada aluno, levando cada professor a avaliá-lo no seu crescimento cognitivo, humano, relacional e socioemocional. Semanalmente, os pais da Educação Infantil receberão os conteúdos trabalhados em sala de aula. Já no Ensino Fundamental I, teremos novas estratégias de maior exigência nos conteúdos ministrados e na avaliação contínua dos estudantes, como também, iremos aumentar a carga horária de inglês em mais uma aula semanal, garantindo uma maior imersão na língua inglesa.


Permaneceremos com o projeto de Robótica, que encanta tanto os nossos alunos, desenvolvendo atividades em consonância com os conteúdos pedagógicos trabalhados. O Projeto MATIFIC permanece com uma incidência ainda maior.


No Ensino Fundamental II, o foco é a abordagem dos conteúdos, exigindo-se, ainda mais, que os alunos adquiram, diariamente, as competências e habilidades exigidas através de exercícios interativos, digitais e escritos. Para potencializar ainda mais este diferencial, teremos a nossa NOVA COLEÇÃO ROTAS, que irá priorizar ainda mais a excelência acadêmica, como também o desenvolvimento necessário de cada aluno no seu crescimento cognitivo, socioemocional e relacional.


Para o Ensino Médio, continuaremos com os projetos de oficina de produção de texto, aulas de reforço de matemática, aulões e o “Revisional ENEM”, material que trouxe grande diferencial, intensificando a qualificação dos nossos estudantes na preparação para o ENEM.


Lembramos, ainda, pontos importantes para organização geral:


1. Fardamento – Além da Livraria Leitura, situada no Shopping Tacaruna, continuamos com a empresa Kiko & Luka.


MUITO IMPORTANTE: A Rede Salesiana Brasil de Escolas fez uma mudança no fardamento de todas as escolas salesianas para o próximo ano. Como todos sabem, nesse período de transição pode-se utilizar os dois modelos. Caso as famílias optem na compra de fardamento para 2021, sugerimos já adquirir o modelo novo. Caso seus filhos não tenham necessidade de troca, podem continuar usando o modelo anterior.


2. Mensalidades – Diante dos desafios enfrentados durante este ano, a Direção decidiu NÃO reajustar as mensalidades para o ano de 2021.


3. Lembramos a todos que nosso Material Didático é obrigatório para todos os níveis de ensino (do Infantil III a 3ª série do Ensino Médio), e sua aquisição deverá ser realizada de forma on-line. Acesse maiores informações em https://www.salesianorecife.com.br/mdd


Nossas aulas irão até o dia 22 de dezembro de 2020, para todos os níveis. Devido ao ENEM e SSA, o Ensino Médio terá aulas de revisão em calendário próprio, que será entregue aos alunos adiante.


Na conclusão deste ano, asseguramos o nosso compromisso com todos vocês que confiam no trabalho desenvolvido pelo Sagrado Coração. Aproveitamos para desejar a todos um Santo Natal e um 2021 movido pela esperança.


Invocamos, sobre todos vocês e suas famílias, as bênçãos de Deus, pela intercessão de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora.


Abaixo, segue um calendário resumido contendo as datas de matrículas, bem como algumas datas importantes até o final do ano.


Fraternalmente.

Equipe de Direção


COMUNICADO
.pdf
Download PDF • 691KB

730 visualizações0 comentário
bottom of page