Comunicado Oficial: esclarecimentos

Atualizado: Abr 28


Recife, 27 de abril de 2020.

C O M U N I C A D O

Prezados Pais e Responsáveis

Caros Educadores

Queridos Alunos

Estamos, mais uma vez, enviando um comunicado para dar continuidade às informações necessárias nesse tempo particular que estamos vivendo. Sabemos da importância de nos mantermos em isolamento social, ainda mais pelo número crescente de infectados em Recife. Temos a consciência dos desafios que todos estão enfrentando e, para isso, precisamos nos (re) inventarmos, revermos nossas práticas, nossa maneira de enxergarmos a realidade. A educação também precisa adaptar-se aos novos tempos.


Estamos chegando ao final do mês de abril e, como nunca aconteceu, mês de férias escolares. A partir do dia 04 de maio, voltaremos às aulas de maneira remota para todos os alunos, conforme orientações dos órgãos competentes de educação e indicações do Conselho Nacional de Educação, legitimado pelo Ministério da Educação. Sabemos que no retorno às aulas presenciais, deveremos cumprir as 800 horas-aula e, para isso, já estamos organizados com algumas propostas de calendário, pois ainda é impossível prever a data do retorno. Portanto, todos os nossos alunos não deixarão de ter suas aulas garantidas por lei, mesmo que tenhamos, nesse momento, optar por aulas virtuais, objetivando manter nossas crianças, adolescentes e jovens em contato com o ambiente escolar.


Utilizaremos metodologias e estratégias adequadas a cada faixa etária e ao nível de escolaridade correspondente. Para isso, serão utilizadas plataformas digitais que temos a nossa disposição.


Temos a consciência de que as aulas presenciais se constituem ferramenta imprescindível no processo de aprendizagem, mas sabemos também, que no atual momento de pandemia e isolamento social, as aulas virtuais são a única maneira que temos para manter nossos alunos numa atitude de socialização, desenvolvimento cognitivo, organização pessoal, mantendo-os ligados aos processos pedagógicos, disciplinares e em contato com os conteúdos necessários que garantirão o seu desenvolvimento escolar.


Será um desafio para todos. Sabemos que a Rede Salesiana Brasil de Escolas possui grande experiência em trabalhar com plataformas digitais, metodologias ativas, sala de aula invertida, entre outras dinâmicas pedagógicas inovadoras, o que nos torna capazes de enfrentar essa nova realidade de maneira mais segura e eficaz. Para isso, temos a nossa disposição uma equipe técnica qualificada, professores preparados e todo aparato tecnológico pronto para iniciarmos com maior segurança e tranquilidade.


Durante esta semana, enviaremos vídeos e manuais explicativos de como será o novo modelo das aulas. Ressaltamos que toda nossa equipe psicopedagógica estará à disposição através de salas virtuais, para acompanhar todo processo a ser iniciado em maio.


O mundo inteiro encontra-se, nesse momento, nas mesmas condições de trabalho, estudo e utilizando de novas maneiras de ensinar e aprender. Precisamos do apoio, participação e empenho de todos. Nesse novo cenário, a participação dos pais, irmãos mais velhos, parentes que moram na mesma casa, se faz imprescindível e até mesmo indispensável. Iremos, todos juntos, necessitar de um esforço muito maior para que as aulas possam trazer melhores resultados. Esse é o novo caminho que se apresenta diante de todos nós. Juntos, será bem mais fácil superar essa realidade. Atitudes isoladas, particulares, só tendem a dificultar o processo e impedir que avancemos como sociedade, família e escola, para os novos paradigmas que somos obrigados a enfrentar. Temos certeza que sairemos mais fortalecidos, maduros e saberemos olhar o mundo de outra perspectiva: somos todos uma única família, irmãos uns dos outros, dependentes. Vivemos numa grande aldeia global e, se nos unirmos, será mais fácil construir um futuro melhor para nossos filhos e filhas.


Todos precisamos nos adequar e assumir um papel antes nunca pensado. Na verdade, unir nossas forças em prol de um futuro que, mesmo incerto para todos, acreditamos que trará grandes reflexões e mudanças para um mundo mais fraterno e solidário.


Fiquem tranquilos. Cada semana, cada dia, estaremos avaliando nossa prática, adequando-a sempre que necessário.


Confiemos no amor de Deus presente na história, no cuidado maternal de Maria Santíssima que sempre nos auxilia, e na interseção de Dom Bosco. O céu jamais deixará de abençoar a humanidade, e Jesus nunca se cansará de salvar seu povo.

Desejamos a todos, bom retorno e ficamos à disposição.

Equipe de Direção


Clique aqui e faça o download!


433 visualizações2 comentários
Contate-nos

Colégio Salesiano Recife

Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista - Recife-PE
PABX: (81) 2129-5900 | Telefones úteis

 

Desenvolvido por André Negreiros | Comunicação Salesiano Recife

visitas até agora