top of page

Imposição das Cinzas inaugura a Campanha da Fraternidade 2024 na Basílica Sagrado Coração de Jesus


Na volta do Carnaval e início da Quaresma para a Páscoa, a Celebração das Cinzas é realizada ao redor do mundo e não podia deixar de fazer parte da vivência dos alunos Salesianos. Na quinta (15) e sexta-feira (16), alunos do Salesiano Sagrado Coração tiveram um momento da Basílica Menor Sagrado Coração de Jesus para aprender sobre este período tão importante para a fé católica, mas também para refletir sobre toda a liturgia ao redor das cinzas e seu significado.


Com a presença de Padre Eliano, diretor do Salesiano Recife, alunos do Ensino Médio e Fundamental Anos Iniciais e Finais foram convidados a participar da imposição das cinzas, após a benção de cinzas produzidas a partir dos ramos utilizados na missa de Domingo de Ramos do ano anterior. Uma cruz foi marcada na testa de cada estudante, professor e funcionário presente, que se sentiu confortável em receber a benção.


Os alunos do Fundamental Anos Iniciais foram agraciados com uma interpretação da Pastoral para o significado do jejum e seu surgimento. Com adereços que remetem a Jesus e dos povos Fariseus, que fazem parte deste rito praticado pela humanidade há pelo menos 5 mil anos. Na doutrina católica, a partir dos discípulos de João, jejuar é sinal de arrependimento em preparação à vinda do Reino de Deus.


A Celebração das Cinzas é conservada na liturgia católica desde os primeiros séculos, surgido ainda na tradição bíblica. O símbolo expressa, tradicionalmente, a confissão de culpa diante de Deus e a vontade de conversão interior. Como escrito no Livro de Gênesis (3:19), “do pó viemos ao pó retornaremos”, o gesto também lembra da materialidade das coisas e como devemos valorizar, sobretudo como educadores, a materialização do sonho de Dom Bosco: formar honestos cidadãos e bons critãos.


Os estudantes também foram instruídos para a Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que objetiva educar, a partir da justiça e do amor, principalmente, neste período de Quaresma, reforçando o espírito comunitário para a busca do bem comum. Este ano, o tema a ser trabalhado é “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23:8). Para ilustrar, os próprios alunos realizaram uma materialização do cartaz da campanha, com representações de diferentes formatos, cores e realidades com um único objetivo: a fraternidade e inclusão com todos, sem preconceitos.




34 visualizações0 comentário
bottom of page