top of page

Palestra para os pais aborda forma preventiva no cuidado dos filhos

Foto do escritor: Salesiano RecifeSalesiano Recife

Como agir de forma preventiva no cuidado dos filhos – esse foi o tema central da palestra realizada na última terça-feira, por Benjamim Horta, especialista em prevenção ao Bullying, em Filosofia e Direitos Humanos para os pais e responsáveis presentes no evento.


A proposta foi de alertar e orientar sobre o Bullying através de sinais e comportamentos que identificam quem pratica e quem sofre. Alguns exemplos, dados de pesquisas e depoimentos em vídeos foram expostos para ilustrar melhor a percepção e o cuidado que deve ser tomado. Outros pontos importantes também trazidos em questão foram:

- a imprescindível parceria entre todos os que compõem o ambiente escolar (colaboradores, pais, responsáveis e alunos) para que seja combatido de forma imediata e efetiva;

- o estímulo da convivência social

- Cyberbullying - cuidados ao uso excessivo de dispositivos móveis/internet

- a prática da escuta ativa

- 10 sinais que podem identificar que o aluno está sofrendo bullying


Definição segundo Benjamim: “Um aluno está sofrendo bullying quando é exposto, de forma repetitiva e durante um tempo, a ações negativas de um ou mais colegas, apresentando dificuldades de se defender”.


O evento realizado faz parte do novo programa Escola Sem Bullying, que adota uma ação interdisciplinar e prepara escolas e instituições por meio da disponibilização de recursos teórico-metodológicos para combater e prevenir o bullying escolar. O programa será trabalhado e aplicado durante todo o ano letivo de 2023.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page