top of page

Comunicado Oficial: prorrogação das férias e definição do modelo de aulas virtuais



Este é o dia que o Senhor fez para nós.

Alegremo-nos e n’Ele exultemos!

Salmo 117

Recife, 16 de abril de 2020


COMUNICADO


Caros pais, alunos, educadores.


Todos estamos vivenciando um momento que exige o melhor de nós. Exige que pensemos em como cuidar de nós mesmos, para cuidar dos outros; exige que tanto as famílias quanto a escola se coloquem com calma perante nossas crianças e jovens, para passar-lhes a tranquilidade que somente nós podemos dar; exige, também, organização e planejamento para que caminhemos seguros no passo a passo que a atual situação exige.


Estamos vivendo também a semana, denominada pela Igreja, de Oitava Pascal. Uma semana como se fosse a continuação do domingo da Ressurreição. Celebrando a ressurreição de Jesus, temos a certeza que Ele está conosco, caminha ao nosso lado e realizará, o quanto antes, a solução de toda essa pandemia. Aproveitemos desse tempo para colher, desse mal, o bem, que acontecerá em todo mundo.


Ontem, dia 15 de abril, findaram os primeiros quinze dias da antecipação de férias das escolas de educação básica de Pernambuco. Conforme divulgado nos meios de comunicação, foi prorrogado o período das férias de julho, através da circular 13/2020 do SINEPE/PE, para a segunda quinzena de abril. Portanto, as férias escolares deste ano serão encerradas no dia 30 deste mês.


Diante do cenário em que estamos vivendo, temos a consciência que por mais que seja difícil, o melhor caminho até o momento é nos mantemos no isolamento social e concretizando os métodos de higiene aconselhados pelas autoridades sanitárias. Bem sabemos como gostaríamos de estar juntos, com nossa escola cheia de vida, cheia de descobertas, cheia da alegria do ensinar e do aprender. Porém, o mesmo entendimento que nos leva a ensinar, nos leva também à conclusão de que a hora é de recolhimento. É provável de que o distanciamento social permaneça durante todo o mês de maio.


Tivemos nossas rotinas fortemente alteradas, no entanto, toda equipe pedagógica e administrativa tem trabalhado com afinco na busca de desenvolver diferentes estratégias para lidar com as circunstâncias que temos diante de nós, para que, a partir do dia 04 de maio, iniciemos, como de costume, as aulas para todos os alunos durante o horário da manhã. Tudo será trabalhado por meio de atividades virtuais. Na verdade, é mais do que ensino à distância, e sim, aulas virtuais de fato.


Temos a ciência dos contratempos e desafios que iremos enfrentar, mas precisaremos, de fato, encarar essa nova realidade, todos juntos, de mãos dadas virtualmente, para que aproveitemos da melhor maneira tudo que será oferecido. Iremos disponibilizar todas as informações necessárias para que possamos minimizar ao máximo as possíveis dificuldades que surgirão.


Na última semana de abril, apresentaremos um mapa de como serão ministradas as aulas, atividades, avaliações, etc. Iremos disponibilizar o cronograma com os conteúdos de cada matéria, as plataformas que utilizaremos e toda logística necessária. Reiteramos que as aulas serão ministradas com todo o empenho, dedicação e inovação, para que não haja perdas pedagógicas.


Lembramos que será ministrada a quantidade de aulas que exige a Lei de Diretrizes e Bases. Com isso, o tempo letivo será cumprido mesmo que tenhamos que voltar em junho ou julho/2020 às atividades presenciais. O ano letivo só terminará após o cumprimento legal. Por isso, o contrato de prestação de serviços educacionais firmado com a escola permanece válido, já que iremos cumprir todo o tempo que é previsto em lei.


Incentivamos a participação e o apoio de todos nesse novo formato que seremos obrigados a realizar, pois a parceria entre pais e escola será, mais que nunca, o grande diferencial para o sucesso de todos.


Sabemos das dificuldades que alguns terão no que diz respeito a equipamentos, filhos que estão em séries diferentes e, até mesmo, alguns alunos que estão na casa de parentes. Há também dúvidas em relação à Educação Infantil. Vamos buscar saídas para as diversas situações, lembrando que precisamos unir nossos esforços para que o processo de ensino e aprendizagem seja realizado nessas novas condições.


Contem com o nosso suporte e com a certeza de que estamos colocando em prática as melhores estratégias diante dessa circunstância. Estamos certos de que, agindo com consciência, vamos passar por estes dias mais desafiadores. Deles sairemos com a certeza de quem agiu da melhor maneira, pensando no bem comum e na saúde de todos.


Vale salientar que a Rede Salesiana Brasil de Escolas já possui know how em trabalho remoto, com formação de educadores através de cursos on-line, Material Didático Digital, etc. Com toda certeza, teremos mais facilidade do que tantos outros sistemas de ensino que não dispõem dessa experiência.


Aguardem as novas comunicações e peçamos, todos juntos, a intervenção do Céu, através de Nossa Senhora Auxiliadora, para que consigamos realizar um excelente trabalho e que tudo isso termine o quanto antes, para que, numa grande alegria, possamos nos reencontrar nos corredores, recreios, salas de aula, projetos, na Santa Missa. Temos a plena certeza de que estaremos logo todos reunidos fazendo de nossa escola o palco de nossa mais forte paixão: a de ensinar.


Pedimos a benção de Deus sobre todos e ficamos sempre à disposição,


Recebam nosso abraço cheio de esperança.


Equipe de Direção.


793 visualizações1 comentário
bottom of page