top of page

NAP disponibiliza material sobre ansiedade


Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, aprender como lidar com a ansiedade é importante, caso contrário, haverá impacto negativo na saúde mental de cada um de nós.


Se você também anda preocupado com o impacto da quarentena na sua saúde mental e não sabe como lidar com a ansiedade neste período pelo qual estamos passando, confira abaixo algumas dicas disponibilizadas pelo nosso Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP).


 

Os problemas de saúde mental estão aumentando durante a pandemia de covid-19 e o isolamento social forçado, segundo estudo da Universidade do Estado do Rio (Uerj). Publicado online pela The Lancet, embora ainda sem revisão, o levantamento revelou que casos de ansiedade quase que dobrou no Brasil. A crise aguda de ansiedade pulou de 8,7% para 14,9%. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os porcentuais médios esperados desses problemas na população são de 7,9%.

O que é ansiedade?


A ansiedade é uma emoção normal ao ser humano. Ela é um estado psíquico natural, benéfico e muito importante para a sobrevivência humana. Ela serve para nos alertar de situações perigosas. Porém, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, CID 10 F41.1 (Classificação Internacional de Doenças), como o transtorno de ansiedade generalizada, fazendo com que sintamos preocupação e medo extremo diante de situações simples da rotina.


O que é transtorno de ansiedade?


Transtorno de ansiedade é uma doença causada pelo excesso de ansiedade ou medo. O transtorno interfere no dia a dia da pessoa e também afeta diretamente o seu comportamento.


De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.


Alguns tipos de transtorno de ansiedade:


• Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

• Síndrome do Pânico

• Agorafobia

• Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

• Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)


Sintomas de ansiedade


Geralmente os sintomas físicos da ansiedade são os que mais assustam e que despertam a atenção da pessoa para buscar por tratamento. Mas a ansiedade afeta o nosso corpo, mente e desempenho de várias formas:


• Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade;

• Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia;

• Sintomas comportamentais: impulsividade, agressividade, fala acelerada;

• Sintomas cognitivos: dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas.


As principais consequências da ansiedade na sua vida


O transtorno de ansiedade pode acabar afetando a vida das pessoas em muitos aspectos, trazendo consequências nas relações conjugais, nas relações sociais, no desempenho acadêmico e profissional e até mesmo no corpo.


Como controlar a ansiedade


Todos os seres humanos sentem ansiedade. Embora seja normal sentir um pouco de ansiedade com situações difíceis e preocupações com a vida, às vezes pode ser difícil lidar com ela, gerando aquela sensação de estar sobrecarregado. Abaixo, fornecemos uma lista de dicas e estratégias para ajudar a evitar que sua ansiedade atinja um nível prejudicial.


• Estratégias de Relaxamento;

• Meditação e Yoga;

• Exercício, dieta saudável e descanso;

• Conscientização e Identificação de Gatilhos;

• Apoio da família e amigos;

• Incluir momentos prazerosos na rotina.


Como tratar a ansiedade


Existem diferentes formas e maneiras de tratar a ansiedade. Dentre elas, podemos listar terapias, medicamentos e outras técnicas mais naturais.


O tratamento para o Transtorno de Ansiedade geralmente inclui uma combinação de medicação e psicoterapia.


Se nenhuma outra condição médica for encontrada, o indivíduo pode ser encaminhado para um psiquiatra ou psicólogo, profissionais de saúde mental que são especialmente habilitados para diagnosticar e tratar doenças mentais. O tratamento mais adequado vai depender do seu quadro clínico, o qual só pode ser avaliado por um profissional.


O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, com tratamento eficaz e acompanhamento, são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos. Mesmo diante de melhorias, não é recomendado cessar o tratamento sem receber alta.


Compreender como funciona o mecanismo de ansiedade em você ajuda a entender o que está acontecendo com seu corpo e sua mente. Todo tratamento tem como objetivo ajudar a pessoa a se sentir melhor.





Fontes:


Deseja ter um encontro com o NAP?⁣

Os atendimentos estão sendo realizados através de sala virtual (Classroom), e são destinados aos alunos, pais/responsáveis e professores que necessitam de orientações nesse período de pandemia.⁣⁣

⁣⁣

Acesse agora a sala virtual, através do código evld7tu .⁣



Isabel Pena - Psicóloga

NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico

115 visualizações0 comentário
bottom of page