SOBRE NÓS

O Colégio Salesiano Sagrado Coração é uma unidade de educação da Inspetoria Salesiana do Nordeste, que integrando o vasto leque de atividades dos salesianos nessa região nas áreas de educação, evangelização e assistência social. No panorama nacional, faz parte da Rede Salesiana Brasil de Escolas.

Nossa missão é atuar no campo da Educação, tendo em vista valores e princípios cristãos e a excelência no ensino, de acordo com as exigências da sociedade atual, de modo que os alunos se tornem “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Temos como meta uma educação integral, inclusiva, libertadora, profissional e de excelência.

IDENTIDADE

Nasceu com Dom Bosco e Madre Mazarello que ainda hoje caminham conosco, oferecendo ao mundo um jeito de ser e viver que tenha sentido. Através do sistema preventivo, educamos evangelizando e evangelizamos educando. Disso não abrimos mão.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

O estilo educativo salesiano prioriza a aprendizagem, oferecendo uma educação de excelência, no desejo que nossos alunos sejam capazes de enfrentar os desafios da atualidade com competência, mas também, com alegria, com projetos de vida voltados para realização pessoal, espiritual e humana. Corroboramos com Henri Wallon ao compreender a dimensão afetiva como relevantes nos processos de aprendizagem. Reconhecemos como referência a base epistemológica interacionista, à luz das ideias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, a qual compreende a aprendizagem a partir da interação entre os sujeitos e o meio em que estes se encontram.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Em áreas, tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

TRAÇOS HISTÓRICOS

A atuação da Igreja na área da educação, desde o alvorecer de nossa pátria, tem sido marcante e significativa. O Salesiano instalou-se no Recife em fevereiro de 1895, conquista de uma intensa movimentação de uma influente parcela da sociedade pernambucana. Aliás, no final do século XIX, muitas congregações educadoras europeias aportaram no país, em resposta aos apelos insistentes de um Brasil preocupado com a qualidade da educação das novas gerações.

 

Os Salesianos desembarcaram no Recife, no antigo Lamarão (o porto ainda estava em construção) em fins de 1894. Chegaram de barco ao sítio onde hoje está o Colégio. De barco, porque havia um pequeno porto onde hoje é o parque aquático. Tudo por ali era mata fechada,mangue. Entre o Colégio e Hospital Pedro II havia apenas uma coroa de terra, chamada Ilha do Leite. Chegava-se de barco pelo Rio Beberibe e por camboas. Camboa é um lago artificial que se forma com a maré cheia.

O Colégio se instalou em um antigo casarão, o Solar do Mondego, hoje não mais existente. Em 10 de fevereiro de 1895, três meses após a chegada dos missionários, houve a solene inauguração da instituição, com o nome de Colégio Salesiano de Artes e Ofícios do Sagrado Coração. O nome exprime a devoção de Dom Bosco (1815-1888), fundador da família salesiana, ao Sagrado Coração de Jesus. Na verdade, essa devoção vinha em grande crescimento em toda a Igreja naquele período. E Dom Bosco tinha sido incumbido pelo Papa Leão XIII, em 1884, de construir a Basílica do Sagrado Coração em Roma.

Há que se dizer que os Salesianos não chegaram ao Recife apenas pelo interesse das lideranças católicas da sociedade pernambucana. O impulso missionário dado pelo fundador Dom Bosco foi igualmente fundamental. A obra salesiana surgiu em Turim, no norte da Itália e depressa se espalhou pela Europa e pela América.

A mais que centenária Casa de Educação da Rua Dom Bosco, centro irradiador de cultura, educação, evangelização, hoje expressa sua missão em várias frentes: Colégio, Faculdade, Teatro, Basílica, Parque Esportivo, Oratório.

MENSAGEM DO DIRETOR

 

 

 

 

 

 

 

Queridos jovens:

Vocês são a segunda geração do século XXI. Quem nasceu no ano dois mil já está sendo pai ou mãe, tendo vinte anos vividos.

Vocês nasceram em um mundo completamente novo e diferente do mundo em que viveram e nasceram avós e bisavós. Isso traz a responsabilidade para os jovens de 2020 de criar um mundo muito melhor do que o mundo que seus pais estão construindo para vocês. Ninguém começa o mundo como se fosse o primeiro dia da criação. Recebemos o mundo já feito, para que o façamos melhor para nós e nossos descendentes.
 
Aproveitar da alegria da juventude, amar a vida e os seus encantos, não significa esquecer de preparar um futuro melhor para todos. O jovem aluno salesiano é aquele que, de olho no futuro, deseja oferecer ao seu povo melhores condições de vida. Por isso que dom Bosco pôs como finalidade da sua pedagogia formar BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS. Esses dois temas são inseparáveis. Se é cristão, é honesto cidadão. Se é um honesto cidadão, é um bom cristão; a fé no verdadeiro Deus obriga a viver uma vida ética e participativa; transmitir alegria e otimismo e crer no futuro cada vez melhor para todos. 

Os nossos COLÉGIOS SALESIANOS, no mundo inteiro, primam por oferecer estudo sério, o esporte, a prática religiosa e a insistência em que o futuro é você quem se preocupa com um mundo melhor e mais feliz. Ele não vem pronto. Nós o fazemos: qualquer que seja a vida e a finalidade que damos a ela, NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA E O CAMINHO.

 

Pe. Américo Vasconcelos
Diretor

Colégio Salesiano Recife

Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista - Recife-PE
PABX: (81) 2129-5900 | Telefones úteis

 

Desenvolvido por André Negreiros | Comunicação Salesiano Recife

Horário do Chat:

das 8h00 às 16h00 (seg-sex)

visitas até agora